quarta-feira, 20 de abril de 2016

André Mendes ministra oficina no projeto Areté: de Leste a Oeste




Olha que coisa mais linda o pessoal do Areté participando de oficina no Triolé!!!!

Nesta quarta (20), o artista André Mendes, de Curitiba, ministrou pela primeira vez em Londrina a oficina de pintura mural em cerâmica “UM”. A oficina foi voltada para os participantes do projeto Areté: de Leste a Oeste, que atende crianças e adolescentes de 9 a 15 anos. O encontro gratuito aconteceu no dia 20 na Vila Triolé Cultural e 21 de abril na Vila Cultural Grafatório.





O objetivo da oficina “UM” é a elaboração de um mural em cerâmica, onde os participantes utilizarão decalques para compor pequenas imagens individuais. Quando unidas as peças, o todo ressignifica as formas, com a possibilidade de novas composições, conduzindo à elaboração de um grande painel coletivo. Após a criação deste painel, os azulejos passarão por um processo de queima e posteriormente será instalado em local a ser definido pelo coletivo do projeto.

Sua pesquisa e produção plástica transita pela pintura em um plano escultórico e arquitetônico, perpassando a materialidade da cor em um comportamento fluído. O acaso se manifesta em seu trabalho e transborda também para outras superfícies do mundo ao redor, se inserindo em muros, painéis e em objetos pictóricos.

A ideia desses encontros, abertos à toda comunidade londrinense, têm como objetivo o intercâmbio cultural entre diferentes regiões do país e da cidade, perpassando por rompimentos de barreiras, onde as noções de margem e centro podem diluir-se. A participação de André Mendes no projeto, atua para a descentralização da arte na cidade, levando ao deslocamento de áreas centrais para as regiões periféricas. Este contato contribuirá tanto nas investigações artísticas que serão realizadas, quanto para estimular o sistema de troca comunitário dentro da cidade de Londrina.






O projeto Areté: de Leste a Oeste conta com o patrocínio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).

Os interessados em participar da oficina permanente do ARETÈ pode ligar para a Vila Triolé :

(43) 3024-3330


Nenhum comentário:

Postar um comentário